Para a maioria das empresas a prevenção dos riscos profissionais é um dos objetivos que têm que planear, com o objetivo de prevenir qualquer tipo de acidente. A gestão eficaz da SHST, é essencial para assegurar o bem-estar dos trabalhadores, sobrevivência económica e a competitividade das empresas. Assim, com a frequência neste curso os participantes irão adquiri competências na á área de gestão e prevenção de riscos profissionais.
Destinatários
Todos os que já desempenham funções operacionais no sector da SHST, pretendam desenvolver/reforçar competências de encontro aos seus objetivos.
Todos aqueles que pretendem também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
Objetivos
- Reconhecer a importância da prevenção de riscos profissionais.
- Identificar as funções de um sistema de gestão da prevenção de riscos profissionais.
- Aplicar técnicas de planeamento e organização num sistema de gestão da prevenção de riscos profissionais.
- Introdução
- Evolução da prevenção de riscos profissionais no contexto europeu
- Competências dos organismos da Rede Nacional de Prevenção de Riscos Profissionais
- Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais
- Trabalho
- Saúde
- Perigo
- Risco
- Acidente e Incidente
- Doença profissional e doença relacionada com o trabalho
- Condições de trabalho
- Prevenção e prevenção integrada
- Proteção de riscos profissionais
- Avaliação e controlo de riscos
- Ética e deontologia dos profissionais de segurança e saúde no trabalho
- Glossário dos termos equivalentes em francês e inglês
- Sistemas de gestão
- Principais funções da gestão
- Recursos humanos
- Organização do trabalho
- Formação e informação
- Produção
- Aprovisionamento
- Manutenção
- Qualidade
- Ambiente
- Segurança
- Planeamento da prevenção
- Princípios, métodos e técnicas de planeamento
- Organização da prevenção
- Organização de recursos (humanos e materiais)
- Modalidades de organização dos serviços
- Serviços internos
- Empregador ou trabalhador designado
- Serviços comuns
- Serviços externos
- Qualificação da equipa técnica de segurança e saúde no trabalho: médicos do trabalho, enfermeiros e técnicos de segurança no trabalho
- Funções dos serviços de prevenção: segurança e saúde no trabalho
- Registos e documentação
- Formação, informação, consulta e participação dos trabalhadores
- Comissões de segurança e saúde no trabalho
- O papel do representante do trabalhador
- O papel do representante do empregador
- Gestão da prevenção
- Obrigações do empregador
- Prevenção de riscos profissionais
- Sistemas de informação, formação e comunicação
- Modelos de gestão da prevenção de riscos profissionais
- O ciclo de gestão da segurança e saúde no trabalho
- Obrigações do empregador