Entre o conjunto de qualidades desejáveis em todos os profissionais, a capacidade de gerir adequadamente o tempo disponível para trabalho é uma das mais importantes. Organizando melhor a agenda e a realização das tarefas, é possível estabelecer prioridades, aumentar a produtividade e o rendimento no trabalho.
Destinatários
Todos os interessados em melhor a sua gestão do tempo em contexto pessoal e laboral.
Objetivos
- Identificar os principais modelos e formas de organização do trabalho, com ênfase nas formas de participação dos trabalhadores e seus representantes em matéria de segurança no trabalho.
- Reconhecer as metodologias e critérios de avaliação de riscos associados à carga física e mental do trabalho e à organização do tempo de trabalho, numa perspetiva de otimização das interações Homem-Sistema.
- Componentes fundamentais dos processos produtivos
- Modelos e formas de organização do trabalho
- Fatores de penosidade associados
- Novas formas de organização do trabalho – ex: rotação de tarefas; alargamento de tarefas; enriquecimento de tarefas.
- Organização do trabalho – conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados
- Carga física do trabalho
- Esforços
- Posturas
- Trabalho sentado
- Trabalho em pé
- Carga mental do trabalho
- Trabalho monótono
- Trabalho repetitivo
- Organização do tempo de trabalho
- Trabalho por turnos
- Trabalho noturno